Projeto: Alimentação Saudável



JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
OBJETIVOS
GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
ESPECÍFICOS:
* Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
* Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
* Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
* Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
* Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
* Valorizar o momento reservado à alimentação.
* Identificar as preferências alimentar dos alunos;
* Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
*Identificar as cores;
*Desenvolver psicomotricidade;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;
1º dia: Assunto - Frutas
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, e conversar sobre as preferências através da degustação;
Salada de frutas para degustação (se possível)
Pintura à dedo de frutas(anexo)
Trabalhando Matemática com Contagem de frutas, cores, tamanho
Trabalhar com as letras, sílabas e palavras relacionadas as frutas
Leitura de texto informativo (anexo)
2º dia:
-Continuar falando sobre as frutas
Confeccionar gráfico com as frutas preferidas (anexo)
Atividade de Matemática relacionada as frutas(anexo)
Leitura do texto (anexo)
3º dia: Assunto - Verduras
Conversa informal sobre as verduras
Escrever no quadro o nome de algumas verduras e fazer a leitura
Jogo das sílabas utilizado o nome das verduras
Brincar com massa de modelar confeccionando verduras
Trabalhar com subtração
4° dia- Assunto - Legumes
Conversar sobre a importância dos legumes para uma alimentação saudável
Trabalhar com letras, sílabas e palavras referente a alguns legumes.
Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata ( se possível) ou ver com a merenda escolar a possibilidade de ser sopa nessa dia.
Trabalhar com adição
5° dia: Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos
Montar uma horta na escola ou garrafa pet (modelo em anexo)
Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimentos.
Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
Confecção de cartaz referente às hortaliças
Trabalhar com letras, sílabas e palavras referentes às hortaliças.
Jogo das sílabas
Desenho livre
2ª semana
6° dia Assunto: Rótulos
Observar e cuidar da horta
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos saudáveis e não saudáveis
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com nome de cada alimento.
Leitura e escrita das palavras contidas no mural
Trabalhar com sequência numérica e números vizinhos
7° dia – Assunto- Alimentos não - saudáveis
Observar e cuidar da horta
Mostrar através das gravuras do mural que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
Construir frases oralmente e se possível escrever relacionadas a esse tipo de alimento.
Atividade de Matemática (em anexo)
8° dia
Observar e cuidar da horta
Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.
O dia será destinado ao “pão com manteiga”.
Lançar as perguntas ao grupo: De onde vem a manteiga?
Onde é feito o pão?
Procurar em jornais e revistas as letras que formam a palavra PADARIA, PÃO E MATEIGA e colar em espaços pré determinados (PODE SER CARTOLINA)
Se possível combinar antes com a cozinha para que neste dia o lanche seja pão com manteiga e suco.
Atividade de Matemática
9° dia- História
Observar e cuidar da horta
Contar a história ” A Sr Roda dos Alimentos”
Escrever e fazer a leitura dos alimentos que aparecem na história
Ilustrar e colorir a história
Atividade de Matemática
10° dia Assunto - Alimentação Saudável
As professoras deverão mostrar tudo que foi trabalhado durante as aulas através de Apresentação de teatro de fantoches
Cantar música referente ao momento do lanche
Lanche Gostoso
Os alunos deverão fazer um lanche nutritivo e saboroso e fazer um grande piquenique coletivo.
Colorir desenhos
Era uma vez uma senhora muito redondinha…esta senhora era muito redondinha e muito brincalhona. E sabe qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos os
alimentos: com as cenouras, com a maça, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água… com as cerejas, com as bananas com o
pepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos, com o azeite, com a manteiga.
Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira quando decidiu fazer um
jogo com todos os alimentos. Os alimentos gostaram muito da ideia, porque também adoravam brincar. Então, a senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem com
muita atenção para explicar o jogo:
- Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um grupo – explicou a senhora muito redondinha.
- Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.
- Sim – responderam todos os alimentos em coro.
De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupo
e outros não sabiam para onde haviam de ir…
A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a pêra e outras frutas formavam um grupo…
As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…
A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…
O feijão, o grão, as ervilhas formavam outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..
O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo..
Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…
Assim, a maçã, o morango, a pêra, a banana e as cerejas juntaram-se e formaram o grupo das frutas.
A seguir, o tomate, a cenoura, o pimentão, a couve-flor, a alface, a cebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos legumes.
Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo dos carboidratos .
O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas.
O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos laticínios .
Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas .
O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.
Mas sobrava um alimento…a água. A senhora roda explicou que a água era muito importante e ficava no meio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.
Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos,
comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos mais pequenos.



JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
OBJETIVOS
GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
ESPECÍFICOS:
* Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
* Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
* Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
* Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
* Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
* Valorizar o momento reservado à alimentação.
* Identificar as preferências alimentar dos alunos;
* Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
*Identificar as cores;
*Desenvolver psicomotricidade;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;
1º dia: Assunto - Frutas
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, e conversar sobre as preferências através da degustação;
Salada de frutas para degustação (se possível)
Pintura à dedo de frutas(anexo)
Trabalhando Matemática com Contagem de frutas, cores, tamanho
Trabalhar com as letras, sílabas e palavras relacionadas as frutas
Leitura de texto informativo (anexo)
2º dia:
-Continuar falando sobre as frutas
Confeccionar gráfico com as frutas preferidas (anexo)
Atividade de Matemática relacionada as frutas(anexo)
Leitura do texto (anexo)
3º dia: Assunto - Verduras
Conversa informal sobre as verduras
Escrever no quadro o nome de algumas verduras e fazer a leitura
Jogo das sílabas utilizado o nome das verduras
Brincar com massa de modelar confeccionando verduras
Trabalhar com subtração
4° dia- Assunto - Legumes
Conversar sobre a importância dos legumes para uma alimentação saudável
Trabalhar com letras, sílabas e palavras referente a alguns legumes.
Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata ( se possível) ou ver com a merenda escolar a possibilidade de ser sopa nessa dia.
Trabalhar com adição
5° dia: Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos
Montar uma horta na escola ou garrafa pet (modelo em anexo)
Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimentos.
Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
Confecção de cartaz referente às hortaliças
Trabalhar com letras, sílabas e palavras referentes às hortaliças.
Jogo das sílabas
Desenho livre
2ª semana
6° dia Assunto: Rótulos
Observar e cuidar da horta
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos saudáveis e não saudáveis
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com nome de cada alimento.
Leitura e escrita das palavras contidas no mural
Trabalhar com sequência numérica e números vizinhos
7° dia – Assunto- Alimentos não - saudáveis
Observar e cuidar da horta
Mostrar através das gravuras do mural que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
Construir frases oralmente e se possível escrever relacionadas a esse tipo de alimento.
Atividade de Matemática (em anexo)
8° dia
Observar e cuidar da horta
Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.
O dia será destinado ao “pão com manteiga”.
Lançar as perguntas ao grupo: De onde vem a manteiga?
Onde é feito o pão?
Procurar em jornais e revistas as letras que formam a palavra PADARIA, PÃO E MATEIGA e colar em espaços pré determinados (PODE SER CARTOLINA)
Se possível combinar antes com a cozinha para que neste dia o lanche seja pão com manteiga e suco.
Atividade de Matemática
9° dia- História
Observar e cuidar da horta
Contar a história ” A Sr Roda dos Alimentos”
Escrever e fazer a leitura dos alimentos que aparecem na história
Ilustrar e colorir a história
Atividade de Matemática
10° dia Assunto - Alimentação Saudável
As professoras deverão mostrar tudo que foi trabalhado durante as aulas através de Apresentação de teatro de fantoches
Cantar música referente ao momento do lanche
Lanche Gostoso
Os alunos deverão fazer um lanche nutritivo e saboroso e fazer um grande piquenique coletivo.
Colorir desenhos
Era uma vez uma senhora muito redondinha…esta senhora era muito redondinha e muito brincalhona. E sabe qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos os
alimentos: com as cenouras, com a maça, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água… com as cerejas, com as bananas com o
pepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos, com o azeite, com a manteiga.
Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira quando decidiu fazer um
jogo com todos os alimentos. Os alimentos gostaram muito da ideia, porque também adoravam brincar. Então, a senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem com
muita atenção para explicar o jogo:
- Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um grupo – explicou a senhora muito redondinha.
- Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.
- Sim – responderam todos os alimentos em coro.
De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupo
e outros não sabiam para onde haviam de ir…
A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a pêra e outras frutas formavam um grupo…
As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…
A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…
O feijão, o grão, as ervilhas formavam outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..
O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo..
Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…
Assim, a maçã, o morango, a pêra, a banana e as cerejas juntaram-se e formaram o grupo das frutas.
A seguir, o tomate, a cenoura, o pimentão, a couve-flor, a alface, a cebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos legumes.
Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo dos carboidratos .
O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas.
O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos laticínios .
Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas .
O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.
Mas sobrava um alimento…a água. A senhora roda explicou que a água era muito importante e ficava no meio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.
Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos,
comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos mais pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário