TEIA DE ARANHA
Procedimentos:
Propor que os alunos fiquem em pé, forando um círculo.
Entregar um rolo de barbante ou cordão.
Solicitar
um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um
membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma
mensagem sua.
Sucessivamente
um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham
recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.
Em
um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e
não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a
confecção de um painel de combinados da classe.
Para
encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma
técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...
ÁRVORE DOS SONHOS
Procedimentos:
Representar
uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede.
Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode
ser sobre regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será
tratado durante o semestre. Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada
criança receberá uma "folha da árvore" para escrever ou desenhar o seu
sonho,o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em
questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos
sonhos e socializá-los.
A VIAGEM
Procedimento:
O professor afixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Bom retorno às aulas!
A proposta é construir um painel com o grupo.
O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos no painel com desenhos, dobraduras, frases etc.
Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um pode relatar o que construiu no painel interativo.
TEIA DE ARANHA
Procedimentos:
Propor que os alunos fiquem em pé, forando um círculo.
Entregar um rolo de barbante ou cordão.
Solicitar
um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um
membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma
mensagem sua.
Sucessivamente
um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham
recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.
Em
um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e
não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a
confecção de um painel de combinados da classe.
Para
encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma
técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...
ÁRVORE DOS SONHOS
Procedimentos:
Representar
uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede.
Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode
ser sobre regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será
tratado durante o semestre. Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada
criança receberá uma "folha da árvore" para escrever ou desenhar o seu
sonho,o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em
questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos
sonhos e socializá-los.
A VIAGEM
Procedimento:
O professor afixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Bom retorno às aulas!
A proposta é construir um painel com o grupo.
O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos no painel com desenhos, dobraduras, frases etc.
Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um pode relatar o que construiu no painel interativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário