Seguem aí algumas atividades:
- Essa é para trabalhar a ordem alfabética. Achei que ia ser difícil,
mas me surpreendi com o resultado. É claro que as crianças seguiram a
ordem observando o alfabeto da sala. Praticamente todos os meus alunos
conseguiram fazer sozinhos.
Obs.: O amigo do “Seu Alfabeto” é o “Seu Numeral”. Tive essa ideia para
que as crianças diferenciem os numerais das letras. E eles a identidade
de cada um apenas olhando as imagens.
- A seguir estão o “Seu Alfabeto” e o “Seu Numeral”. Falei com meus
alunos que eles são super amigos… Por isso são tão parecidos.
- Estamos fazendo a lista de presentes do “Seu Alfabeto”. Todos os dias
escrevemos o nome de alguns presentes que ele ganhou. Como estamos
iniciando o ano, destaco muito a primeira letra de cada palavra e não
estou seguindo a ordem do alfabeto. Registro as palavras que eles vão
lembrando.
- Trabalhando com a consciência fonológica: (sugestões)
Comparação de palavras:
Qual é a maior? - FOTOGRAFIA - PIPA
Qual é a maior? - SAPATO - BONÉ
Qual rima? - GATO - CAMISA - SAPATO -
Qual rima? - RELÓGIO - TELESCÓPIO - LIVRO - NAVIO -
Usando o baralho “Quem trouxe?” – (CARTAS DO BARALHO)
A professora escolhe uma carta e pede que as crianças descubram qual é, apenas ouvindo o som da primeira letra.
No caso de vogal, faço apenas o movimento da boca. Assim:
Para nosso “Dia dos jogos”, montei o jogo dos presentes.
A criança vai colocar cada presente em sua caixa, de acordo com a letra.
- Na próxima atividade, cada criança recebe um pote com um dado dentro.
Balança-se o dado, observa-se a quantidade que aparece na parte de cima e
a criança colore o doce que tem o numeral que representa essa
quantidade.
Obs.: As crianças adoram esse momento “barulho”…
Seguem aí algumas atividades:
- Essa é para trabalhar a ordem alfabética. Achei que ia ser difícil,
mas me surpreendi com o resultado. É claro que as crianças seguiram a
ordem observando o alfabeto da sala. Praticamente todos os meus alunos
conseguiram fazer sozinhos.
Obs.: O amigo do “Seu Alfabeto” é o “Seu Numeral”. Tive essa ideia para
que as crianças diferenciem os numerais das letras. E eles a identidade
de cada um apenas olhando as imagens.
- A seguir estão o “Seu Alfabeto” e o “Seu Numeral”. Falei com meus
alunos que eles são super amigos… Por isso são tão parecidos.
- Estamos fazendo a lista de presentes do “Seu Alfabeto”. Todos os dias
escrevemos o nome de alguns presentes que ele ganhou. Como estamos
iniciando o ano, destaco muito a primeira letra de cada palavra e não
estou seguindo a ordem do alfabeto. Registro as palavras que eles vão
lembrando.
- Trabalhando com a consciência fonológica: (sugestões)
Comparação de palavras:
Qual é a maior? - FOTOGRAFIA - PIPA
Qual é a maior? - SAPATO - BONÉ
Qual rima? - GATO - CAMISA - SAPATO -
Qual rima? - RELÓGIO - TELESCÓPIO - LIVRO - NAVIO -
Usando o baralho “Quem trouxe?” – (CARTAS DO BARALHO)
A professora escolhe uma carta e pede que as crianças descubram qual é, apenas ouvindo o som da primeira letra.
No caso de vogal, faço apenas o movimento da boca. Assim:
Para nosso “Dia dos jogos”, montei o jogo dos presentes.
A criança vai colocar cada presente em sua caixa, de acordo com a letra.
- Na próxima atividade, cada criança recebe um pote com um dado dentro.
Balança-se o dado, observa-se a quantidade que aparece na parte de cima e
a criança colore o doce que tem o numeral que representa essa
quantidade.
Obs.: As crianças adoram esse momento “barulho”…
Nenhum comentário:
Postar um comentário