Este Post foi atualizado e as atividades melhoradas!
Sequência didática para Páscoa trabalhando com a música "Coelhinho da Páscoa".
A justificativa é usar a data
comemorativa e uma musiquinha bem conhecida pelas crianças para
trabalhar a alfabetização de maneira mais contextualizada.
O texto, com letras grandes no formato bastão, ajuda a criança a identificar melhor as palavras.
Todo layout está carregado dos significados do texto.
Dica:
Você pode pedir que a criança localize a palavra AZUL, e pintá-la de
azul, por exemplo, e repetir o mesmo com as outras cores. Ou pedir,
ainda, que circulem palavras que você queira destacar.
Assim o texto vai tomando forma para criança e ela fica mais atenta à posição das palavras no texto.
Em seguida uma atividade para
completar com as palavras que estão faltando. Dependendo de nível de
compreensão da criança, você pode deixá-la consultar o texto completo. O
objetivo não é testá-la, mas imergi-la no mundo da leitura e da
escrita.
O texto fatiado ajuda na
compreensão da separação entre as palavras, leitura, sequência lógica,
além de praticar coordenação motora.
As outras fichas vão se ancorar nas palavras temáticas do texto com diversos objetivos.
Por fim, depois de tanta
exposição e manipulação com as palavras, temos um "Ditado no dado".
Agora a criança escreverá sem consultar nenhum material.
O
dado pode ser impresso apenas uma vez e ser sorteado pelo professor, ou
a turma pode ser divida em grupos onde cada grupo monta um dado e
escreve as palavras na ordem de seu sorteio.
(imprima em papel de alta gramatura para ficar mais resistente)
Ao final, o professor pode escrever as palavras corretamente no quadro e os alunos corrigirem em suas fichas!
Boa aula e boa Páscoa para você e sua turminha!
Este Post foi atualizado e as atividades melhoradas!
Sequência didática para Páscoa trabalhando com a música "Coelhinho da Páscoa".
A justificativa é usar a data
comemorativa e uma musiquinha bem conhecida pelas crianças para
trabalhar a alfabetização de maneira mais contextualizada.
O texto, com letras grandes no formato bastão, ajuda a criança a identificar melhor as palavras.
Todo layout está carregado dos significados do texto.
Dica:
Você pode pedir que a criança localize a palavra AZUL, e pintá-la de
azul, por exemplo, e repetir o mesmo com as outras cores. Ou pedir,
ainda, que circulem palavras que você queira destacar.
Assim o texto vai tomando forma para criança e ela fica mais atenta à posição das palavras no texto.
Em seguida uma atividade para
completar com as palavras que estão faltando. Dependendo de nível de
compreensão da criança, você pode deixá-la consultar o texto completo. O
objetivo não é testá-la, mas imergi-la no mundo da leitura e da
escrita.
O texto fatiado ajuda na
compreensão da separação entre as palavras, leitura, sequência lógica,
além de praticar coordenação motora.
As outras fichas vão se ancorar nas palavras temáticas do texto com diversos objetivos.
Por fim, depois de tanta
exposição e manipulação com as palavras, temos um "Ditado no dado".
Agora a criança escreverá sem consultar nenhum material.
O
dado pode ser impresso apenas uma vez e ser sorteado pelo professor, ou
a turma pode ser divida em grupos onde cada grupo monta um dado e
escreve as palavras na ordem de seu sorteio.
(imprima em papel de alta gramatura para ficar mais resistente)
Ao final, o professor pode escrever as palavras corretamente no quadro e os alunos corrigirem em suas fichas!
Boa aula e boa Páscoa para você e sua turminha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário