1) Leia o texto com atenção.
Ministério da Saúde lança campanha sobre consumo abusivo de bebidas alcoólicas
O Ministério da Saúde lançou oficialmente quinta-feira 08 de março de
2009 a campanha sobre o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, um dos
principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.
Através da campanha “Pratique Saúde/Consumo de Bebidas Alcoólicas”, o
Ministério quer buscar chamar a atenção, sobretudo dos jovens, para os
riscos e danos associados ao uso exagerado de álcool.
Estima-se que, no Brasil, anualmente, 17,5 mil mortes decorrentes de
acidentes de trânsito em geral estão associadas ao consumo de bebidas
alcoólicas por parte de motoristas (na maioria dos casos, jovens) ou
pedestres. Estes óbitos correspondem à metade das mortes provocadas por
acidentes do tipo.
As bebidas alcoólicas são um dos principais fatores de geração de
acidentes e de mortalidade. E isso faz parte do item Imprudência e
Irresponsabilidade na Condução.
2) Qual o assunto do texto? ________________________________________
3) Qual o título do texto? _________________________________________
4) De acordo com texto complete:
Quem lançou uma campanha foi o ________________________________.
A campanha foi lançada no dia ___ de ___________ de 2009.
Quem lançou uma campanha foi o ________________________________.
A campanha foi lançada no dia ___ de ___________ de 2009.
5) Um dos principais problemas de saúde pública no Brasil é:
( ) Crianças que dirigem automóveis.
( ) Consumo abusivo de bebidas alcoólicas.
6) Qual o título da campanha lançada pelo Ministério da Saúde?
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
7) O que o Ministério quer buscar com essa campanha?
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
8) Marque as respostas certas.
a) No Brasil anualmente morrem de acidentes de trânsito cerca de:
( ) 17,5 milhões de pessoas ( ) 17,5 mil pessoas
b) A maioria das vítimas são:
( ) adultos e crianças
( ) jovens e crianças
( ) jovens e pedestres
c) Um dos principais fatores de geração de acidentes e mortalidade é:
( ) falta de atenção no trânsito.
( ) dirigir sem habilitação.
( ) as bebidas alcoólicas.
9) Escreva o que de importante você aprendeu sobre Trânsito.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
O Bazar da Pontuação
No
tal bazar encontraram os SINAIS DE PONTUAÇÃO, arrumados em caixinhas de
madeira, com rótulos na tampa. Emília abriu uma e viu só VÍRGULAS
dentro.
—
Olhem que galanteza! — exclamou. — Vírgulas, Vírgulas e mais Vírgulas!
Parecem bacilos do cólera-morbo, que Dona Benta diz serem virgulazinhas
vivas.
Emília despejou um monte de Vírgulas na palma da mão e mostrou-as ao rinoceronte.
—
Essas Vírgulas servem para separar as Orações, as Palavras e os Números
— explicou ele. — Servem sempre para indicar uma pausa na frase. A
função delas é separar de leve.
Emília soprou o punhadinho de Vírgulas nas ventas de Quindim e abriu a outra caixa. Era a do PONTO E VÍRGULA.
— E estes, Quindim, estes casaizinhos de Vírgula e Ponto?
— Esses também servem para separar. Mas separar com um pouco mais de energia do que a Vírgula sozinha.
Emília despejou no bolso de Pedrinho todo o conteúdo da caixa.
— E estes aqui? — perguntou em seguida, abrindo a caixinha dos DOIS PONTOS.
— Esses também servem para separar, porém com maior energia do que o Ponto e Vírgula.
Metade daqueles Dois Pontos foram para o bolso do menino. Emília abriu uma nova caixa.
—
Oh, estes eu sei para que servem! — exclamou ela, vendo que eram PONTOS
FINAIS. — Estes separam duma vez — cortam. Assim que aparece um deles
na frase, a gente já sabe que a frase acabou. Finou-se. . .
Em seguida abriu a caixa dos PONTOS DE INTERROGAÇÃO.
—
Ganchinhos! — exclamou. — Conheço-os muito bem. Servem para fazer
perguntas. São mexeriqueiros e curiosíssimos. Querem saber tudo quanto
há.
Vou levá-los de presente para Tia Nastácia.
Depois chegou a vez dos PONTOS DE EXCLAMAÇÃO
—
Viva! — gritou Emília. — Estão cá os companheiros das Senhoras
Interjeições. Vivem de olho arregalado, a espantar-se e a espantar os
outros.
Oh! Ah!!! Ih!!!
A caixinha imediata era a das RETICÊNCIAS.
— Servem para indicar que a frase foi interrompida em certo ponto — explicou Quindim.
—
Não gosto de Reticências — declarou Emília. — Não gosto de
interrupções. Quero todas as coisas inteirinhas — pão, pão, queijo,
queijo — ali na batata! — e, despejando no assoalho todas aquelas
Reticências, sapateou em cima.
Depois abriu outra caixa e exclamou com cara alegre:
—
Oh, estes são engraçadinhos! Parecem meias-luas. . . Quindim explicou
que se tratava dos PARÊNTESES, que servem para encaixar numa frase
alguma palavra, ou mesmo outra frase explicativa, que a gente lê
variando o tom da voz.
— E aqui, estes pauzinhos? — perguntou Emília, abrindo a última caixa.
—
São os TRAVESSÕES, que servem no começo das frases de diálogo para
mostrar que é uma pessoa que vai falar. Também servem dentro duma frase
para pôr em maior destaque uma Palavra ou uma Oração.
—
Que graça! — exclamou Emília. — Chamarem Travessão a umas travessinhas
de mosquito deste tamanhinho! Os gramáticos não possuem o “senso da
medida”.
Quindim olhou-a com o rabo dos olhos. Estava ficando sabida demais...
Monteiro Lobato – Emília no País da Gramática –
CONHECENDO O TEXTO
1) Responda:
a) Quem é o autor do texto?_____________________________
b) De que trata o texto?_________________________________
c) Quais são as personagens?___________________________
2) Você sabe:
a) Para que serve a vírgula?___________________________
b) Para que servem os travessões?____________________
c) Que sinal indica que a frase foi interrompida?__________
d) Qual é o sinal usado para encaixar numa frase alguma palavra ou mesmo outra frase explicativa?____________
3) Relacione as personagens com o que se diz sobre elas:
a) Foi Quindim quem despejou um monte de Vírgulas na palma da mão?
b) Quem foi mesmo que explicou sobre as Reticências?
c) Foi Pedrinho quem achou que Emília estava ficando sabida demais?
4) Ao abrir as caixas dos Pontos Finais e dos Pontos de Interrogação, o que Emília disse sobre eles?
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
5) Por que Emília chamou os Pontos de Interrogação de mexeriqueiros e curiosíssimos?______________
1) Leia o texto com atenção.
Ministério da Saúde lança campanha sobre consumo abusivo de bebidas alcoólicas
O Ministério da Saúde lançou oficialmente quinta-feira 08 de março de
2009 a campanha sobre o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, um dos
principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.
Através da campanha “Pratique Saúde/Consumo de Bebidas Alcoólicas”, o
Ministério quer buscar chamar a atenção, sobretudo dos jovens, para os
riscos e danos associados ao uso exagerado de álcool.
Estima-se que, no Brasil, anualmente, 17,5 mil mortes decorrentes de
acidentes de trânsito em geral estão associadas ao consumo de bebidas
alcoólicas por parte de motoristas (na maioria dos casos, jovens) ou
pedestres. Estes óbitos correspondem à metade das mortes provocadas por
acidentes do tipo.
As bebidas alcoólicas são um dos principais fatores de geração de
acidentes e de mortalidade. E isso faz parte do item Imprudência e
Irresponsabilidade na Condução.
2) Qual o assunto do texto? ________________________________________
3) Qual o título do texto? _________________________________________
4) De acordo com texto complete:
Quem lançou uma campanha foi o ________________________________.
A campanha foi lançada no dia ___ de ___________ de 2009.
Quem lançou uma campanha foi o ________________________________.
A campanha foi lançada no dia ___ de ___________ de 2009.
5) Um dos principais problemas de saúde pública no Brasil é:
( ) Crianças que dirigem automóveis.
( ) Consumo abusivo de bebidas alcoólicas.
6) Qual o título da campanha lançada pelo Ministério da Saúde?
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
7) O que o Ministério quer buscar com essa campanha?
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
8) Marque as respostas certas.
a) No Brasil anualmente morrem de acidentes de trânsito cerca de:
( ) 17,5 milhões de pessoas ( ) 17,5 mil pessoas
b) A maioria das vítimas são:
( ) adultos e crianças
( ) jovens e crianças
( ) jovens e pedestres
c) Um dos principais fatores de geração de acidentes e mortalidade é:
( ) falta de atenção no trânsito.
( ) dirigir sem habilitação.
( ) as bebidas alcoólicas.
9) Escreva o que de importante você aprendeu sobre Trânsito.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
O Bazar da Pontuação
No
tal bazar encontraram os SINAIS DE PONTUAÇÃO, arrumados em caixinhas de
madeira, com rótulos na tampa. Emília abriu uma e viu só VÍRGULAS
dentro.
—
Olhem que galanteza! — exclamou. — Vírgulas, Vírgulas e mais Vírgulas!
Parecem bacilos do cólera-morbo, que Dona Benta diz serem virgulazinhas
vivas.
Emília despejou um monte de Vírgulas na palma da mão e mostrou-as ao rinoceronte.
—
Essas Vírgulas servem para separar as Orações, as Palavras e os Números
— explicou ele. — Servem sempre para indicar uma pausa na frase. A
função delas é separar de leve.
Emília soprou o punhadinho de Vírgulas nas ventas de Quindim e abriu a outra caixa. Era a do PONTO E VÍRGULA.
— E estes, Quindim, estes casaizinhos de Vírgula e Ponto?
— Esses também servem para separar. Mas separar com um pouco mais de energia do que a Vírgula sozinha.
Emília despejou no bolso de Pedrinho todo o conteúdo da caixa.
— E estes aqui? — perguntou em seguida, abrindo a caixinha dos DOIS PONTOS.
— Esses também servem para separar, porém com maior energia do que o Ponto e Vírgula.
Metade daqueles Dois Pontos foram para o bolso do menino. Emília abriu uma nova caixa.
—
Oh, estes eu sei para que servem! — exclamou ela, vendo que eram PONTOS
FINAIS. — Estes separam duma vez — cortam. Assim que aparece um deles
na frase, a gente já sabe que a frase acabou. Finou-se. . .
Em seguida abriu a caixa dos PONTOS DE INTERROGAÇÃO.
—
Ganchinhos! — exclamou. — Conheço-os muito bem. Servem para fazer
perguntas. São mexeriqueiros e curiosíssimos. Querem saber tudo quanto
há.
Vou levá-los de presente para Tia Nastácia.
Depois chegou a vez dos PONTOS DE EXCLAMAÇÃO
—
Viva! — gritou Emília. — Estão cá os companheiros das Senhoras
Interjeições. Vivem de olho arregalado, a espantar-se e a espantar os
outros.
Oh! Ah!!! Ih!!!
A caixinha imediata era a das RETICÊNCIAS.
— Servem para indicar que a frase foi interrompida em certo ponto — explicou Quindim.
—
Não gosto de Reticências — declarou Emília. — Não gosto de
interrupções. Quero todas as coisas inteirinhas — pão, pão, queijo,
queijo — ali na batata! — e, despejando no assoalho todas aquelas
Reticências, sapateou em cima.
Depois abriu outra caixa e exclamou com cara alegre:
—
Oh, estes são engraçadinhos! Parecem meias-luas. . . Quindim explicou
que se tratava dos PARÊNTESES, que servem para encaixar numa frase
alguma palavra, ou mesmo outra frase explicativa, que a gente lê
variando o tom da voz.
— E aqui, estes pauzinhos? — perguntou Emília, abrindo a última caixa.
—
São os TRAVESSÕES, que servem no começo das frases de diálogo para
mostrar que é uma pessoa que vai falar. Também servem dentro duma frase
para pôr em maior destaque uma Palavra ou uma Oração.
—
Que graça! — exclamou Emília. — Chamarem Travessão a umas travessinhas
de mosquito deste tamanhinho! Os gramáticos não possuem o “senso da
medida”.
Quindim olhou-a com o rabo dos olhos. Estava ficando sabida demais...
Monteiro Lobato – Emília no País da Gramática –
CONHECENDO O TEXTO
1) Responda:
a) Quem é o autor do texto?_____________________________
b) De que trata o texto?_________________________________
c) Quais são as personagens?___________________________
2) Você sabe:
a) Para que serve a vírgula?___________________________
b) Para que servem os travessões?____________________
c) Que sinal indica que a frase foi interrompida?__________
d) Qual é o sinal usado para encaixar numa frase alguma palavra ou mesmo outra frase explicativa?____________
3) Relacione as personagens com o que se diz sobre elas:
a) Foi Quindim quem despejou um monte de Vírgulas na palma da mão?
b) Quem foi mesmo que explicou sobre as Reticências?
c) Foi Pedrinho quem achou que Emília estava ficando sabida demais?
4) Ao abrir as caixas dos Pontos Finais e dos Pontos de Interrogação, o que Emília disse sobre eles?
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
5) Por que Emília chamou os Pontos de Interrogação de mexeriqueiros e curiosíssimos?______________
Nenhum comentário:
Postar um comentário