Sequência didática: Água: preservar para não faltar!


SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
Água: preservar para não faltar!


1. Justificativa:
O tema proposto se refere a uma preocupação global dos dias atuais, cerca de 70% da Terra é constituída por água. Com um número tão alto seria exagero dizer que ela pode acabar? O ciclo da água garante aos seres humanos um abastecimento natural, porém o crescimento da população e o mau uso desse recurso têm intensificado reflexões e ações para conscientizar a sociedade.
O Dia Mundial da Água é uma boa oportunidade para estimular em nossos

alunos e seus familiares uma reflexão sobre o uso consciente da água, o combate ao
desperdício e à poluição. Acreditamos que discussões que abordam o meio ambiente são indispensáveis para os alunos das series iniciais. É necessário estimular e sensibilizar as crianças, pois aprender, conhecer e participar é gerar novos saberes e assim levá-los para fora da escola.

2. Público alvo:
Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental.

3. Objetivo Geral:
Proporcionar um momento de interação com as crianças com a temática
proposta, instigando e explorando a conscientização da preservação do meio ambiente e a importância dele para a vida dos seres humanos, abordando como foco o dia 22 de março, dia mundial da água, enfatizando o seu uso racional para evitar o desperdício e a poluição da mesma.

4. Objetivos específicos:
- Fazer a leitura do texto e sua interpretação;
- Apresentar os recursos naturais da água e como devemos utilizá-los;
- Produzir um mural das boas maneiras de preservar a água;

- Elaborar atividades em todas as disciplinas relacionadas com o Dia Mundial
da água.

5. Metodologia:
Os conteúdos serão trabalhados conforme o tema abordado na disciplina de português. Será desenvolvido a partir de um texto, abrindo uma discussão sobre o que é uma lenda e se realmente o que relata no texto pode vir a acontecer se o ser humano não
usar corretamente esse recurso natural.

6. Tempo estimado:
5 aulas

7. Material necessário:
- texto “lenda das águas”, tesoura, cola, folha branca e papel pardo.

8. Desenvolvimento:
- 1ª Etapa: apresentar o tema e desenvolver atividades.
- 2ª Etapa: ler com os alunos o texto proposto e discutir sobre o mesmo.

- 3ª Etapa: propor a interpretação do texto para melhor divulgação do tema.
- 4ª Etapa: criar um painel das boas maneiras de utilização da água.
- 5ª Etapa: Apresentar com as crianças um teatro de fantoches.
- 6ª Etapa: relacionar as atividades anteriores com o Dia Mundial da Água,
ressaltando a importância da preservação.

9. Avaliação:
Será feita através da participação, interesse e desempenho nas atividades propostas durante o desenvolvimento da temática.

10. Bibliografia:
Revista Guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua, ano 6,
número 62, março de 2008.
Santos, Robson A. Conto: Lenda das Águas. In: Revista Guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua, ano 06, número 62, março de 2008.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
Água: preservar para não faltar!


1. Justificativa:
O tema proposto se refere a uma preocupação global dos dias atuais, cerca de 70% da Terra é constituída por água. Com um número tão alto seria exagero dizer que ela pode acabar? O ciclo da água garante aos seres humanos um abastecimento natural, porém o crescimento da população e o mau uso desse recurso têm intensificado reflexões e ações para conscientizar a sociedade.
O Dia Mundial da Água é uma boa oportunidade para estimular em nossos

alunos e seus familiares uma reflexão sobre o uso consciente da água, o combate ao
desperdício e à poluição. Acreditamos que discussões que abordam o meio ambiente são indispensáveis para os alunos das series iniciais. É necessário estimular e sensibilizar as crianças, pois aprender, conhecer e participar é gerar novos saberes e assim levá-los para fora da escola.

2. Público alvo:
Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental.

3. Objetivo Geral:
Proporcionar um momento de interação com as crianças com a temática
proposta, instigando e explorando a conscientização da preservação do meio ambiente e a importância dele para a vida dos seres humanos, abordando como foco o dia 22 de março, dia mundial da água, enfatizando o seu uso racional para evitar o desperdício e a poluição da mesma.

4. Objetivos específicos:
- Fazer a leitura do texto e sua interpretação;
- Apresentar os recursos naturais da água e como devemos utilizá-los;
- Produzir um mural das boas maneiras de preservar a água;

- Elaborar atividades em todas as disciplinas relacionadas com o Dia Mundial
da água.

5. Metodologia:
Os conteúdos serão trabalhados conforme o tema abordado na disciplina de português. Será desenvolvido a partir de um texto, abrindo uma discussão sobre o que é uma lenda e se realmente o que relata no texto pode vir a acontecer se o ser humano não
usar corretamente esse recurso natural.

6. Tempo estimado:
5 aulas

7. Material necessário:
- texto “lenda das águas”, tesoura, cola, folha branca e papel pardo.

8. Desenvolvimento:
- 1ª Etapa: apresentar o tema e desenvolver atividades.
- 2ª Etapa: ler com os alunos o texto proposto e discutir sobre o mesmo.

- 3ª Etapa: propor a interpretação do texto para melhor divulgação do tema.
- 4ª Etapa: criar um painel das boas maneiras de utilização da água.
- 5ª Etapa: Apresentar com as crianças um teatro de fantoches.
- 6ª Etapa: relacionar as atividades anteriores com o Dia Mundial da Água,
ressaltando a importância da preservação.

9. Avaliação:
Será feita através da participação, interesse e desempenho nas atividades propostas durante o desenvolvimento da temática.

10. Bibliografia:
Revista Guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua, ano 6,
número 62, março de 2008.
Santos, Robson A. Conto: Lenda das Águas. In: Revista Guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua, ano 06, número 62, março de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário