SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ÁGUA





Duração: 5 dias - 3 horas-aula

Série: 1º ano/ Alfabetização

Competências:
-Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
-Compreender o ciclo da água;
-Perceber a diferença entre água limpa e água poluída;

Habilidades:
-Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável;
-Conhecer os estados da água.

Conteúdos:
-Produção coletiva de pequenos cartazes sobre o assunto;
-Desperdício de água;
-Água limpa e água poluída;

Sequência:
1° Dia
- Roda de conversa: na rodinha conversar com os alunos sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Fazer perguntas como: Onde podemos encontrar água? Para que utilizamos a água? Podemos viver sem água? O que devemos fazer para economizar? E outras;
- Assistir um vídeo: O ciclo da água da turma da clarinha; Após o término do vídeo, questionaremos as crianças para identificar sua compreensão sobre o assunto tratado.

Em seguida, apresentar o poema “Água” de Nubia Piva.
- Fazer a escrita (desenho) de lugares onde podemos encontrar água.

2° Dia
- Cantar música sobre o tema: Água, vamos economizar;
- Conversar com os alunos sobre a utilidade da água;

- Confeccionar um cartaz sobre a utilidade da água: Precisamos de água para
- Construção de livro sobre as utilidades da água.

3° Dia
- Conversar sobre a importância da água para todos os seres vivos e a importância de não desperdiçar, ensinando o modo correto de se lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, regar as plantas lavar louça;
- Apresentação de um cartaz com os cuidados para evitar o desperdício da água;

- Explorar a palavra “Água”: Sua letra inicial, quantidade de letras que a compõe, letra final, quais palavras podemos formar com as letras que a compõe?
- Formar a palavra Água com o alfabeto móvel.

4° Dia
- Falar sobre a poluição dos rios;
- Assistir ao filme: Preservando o Rio da turma da Mônica;
- Conversar sobre o que mais chamou atenção no filme e qual a mensagem que ficou;
-Fazer um desenho para ilustrar um rio limpo e um rio sujo.

5° Dia
- Aula passeio com o objetivo de observar a poluição das ruas e do rio das contas;
- Roda de conversa sobre a observação;
- Expor um recipiente com terra água limpa, pedir as crianças que joguem papel, plásticos outros objetos a fim de ilustrar como acontece a poluição dos rios e conscientiza-los a não praticar ações assim;
- Para finalizar, assistirão ao vídeo: “Um plano para salvar o planeta” da turma da Mônica.

Recursos
-Cartolina;
-Pincel;
-Cola;
-Tesoura;
-Lápis de cor;
-Aparelho de som;
-Televisão;
-CDs e DVDs;
-Papel ofício
-Tinta guache;

Avaliação
- A avaliação será contínua, durante a realização de todas as atividades apresentadas, onde será observado a participação, o envolvimento, o desenvolvimento e as dificuldades apresentadas pelos alunos durante todo o processo.




Duração: 5 dias - 3 horas-aula

Série: 1º ano/ Alfabetização

Competências:
-Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
-Compreender o ciclo da água;
-Perceber a diferença entre água limpa e água poluída;

Habilidades:
-Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável;
-Conhecer os estados da água.

Conteúdos:
-Produção coletiva de pequenos cartazes sobre o assunto;
-Desperdício de água;
-Água limpa e água poluída;

Sequência:
1° Dia
- Roda de conversa: na rodinha conversar com os alunos sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Fazer perguntas como: Onde podemos encontrar água? Para que utilizamos a água? Podemos viver sem água? O que devemos fazer para economizar? E outras;
- Assistir um vídeo: O ciclo da água da turma da clarinha; Após o término do vídeo, questionaremos as crianças para identificar sua compreensão sobre o assunto tratado.

Em seguida, apresentar o poema “Água” de Nubia Piva.
- Fazer a escrita (desenho) de lugares onde podemos encontrar água.

2° Dia
- Cantar música sobre o tema: Água, vamos economizar;
- Conversar com os alunos sobre a utilidade da água;

- Confeccionar um cartaz sobre a utilidade da água: Precisamos de água para
- Construção de livro sobre as utilidades da água.

3° Dia
- Conversar sobre a importância da água para todos os seres vivos e a importância de não desperdiçar, ensinando o modo correto de se lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, regar as plantas lavar louça;
- Apresentação de um cartaz com os cuidados para evitar o desperdício da água;

- Explorar a palavra “Água”: Sua letra inicial, quantidade de letras que a compõe, letra final, quais palavras podemos formar com as letras que a compõe?
- Formar a palavra Água com o alfabeto móvel.

4° Dia
- Falar sobre a poluição dos rios;
- Assistir ao filme: Preservando o Rio da turma da Mônica;
- Conversar sobre o que mais chamou atenção no filme e qual a mensagem que ficou;
-Fazer um desenho para ilustrar um rio limpo e um rio sujo.

5° Dia
- Aula passeio com o objetivo de observar a poluição das ruas e do rio das contas;
- Roda de conversa sobre a observação;
- Expor um recipiente com terra água limpa, pedir as crianças que joguem papel, plásticos outros objetos a fim de ilustrar como acontece a poluição dos rios e conscientiza-los a não praticar ações assim;
- Para finalizar, assistirão ao vídeo: “Um plano para salvar o planeta” da turma da Mônica.

Recursos
-Cartolina;
-Pincel;
-Cola;
-Tesoura;
-Lápis de cor;
-Aparelho de som;
-Televisão;
-CDs e DVDs;
-Papel ofício
-Tinta guache;

Avaliação
- A avaliação será contínua, durante a realização de todas as atividades apresentadas, onde será observado a participação, o envolvimento, o desenvolvimento e as dificuldades apresentadas pelos alunos durante todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário