No dia 27 de março é comemorado o dia do circo, um espaço levantado por
armações desmontáveis, coberto por lona, sendo que na parte interna são
montados arquibancadas, camarotes e, ao centro, o picadeiro. No circo
são realizados shows e espetáculos, são apresentados vários números
divertidos e impressionantes, como palhaços, acrobatas, equilibristas,
contorcionistas, mágicos, etc.
A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou
conhecido como Piolim, essa é a data de seu nascimento. Piolim era filho
de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com
contorcionismos e acrobacias.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Permitir as crianças vivências individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobretudo mediante a atividades, jogos e técnicas reunidas em proposições didáticas.
- Desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade à partir do universo do palhaço, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e resgate de valores humanos tais como: alegria, cooperação, amizade e outros.
- Interagir as crianças através de brincadeiras.
- Desenvolver a coordenação motora e a movimentação rítmica.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Desenvolver a audição e a percepção através da música.
Conhecimentos prévios:
- Para iniciar essa temática, o professor deverá propor uma pesquisa sobre a “HISTÓRIA DO PALHAÇO”, instigando assim a curiosidade e despertando a imaginação sobre o assunto.
Desenvolvimento da aula:
1º momento: RODA DA CONVERSA.
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!
E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores,
ilusionistas, trapezistas, globistas . A partir deste ponto começar a
conversar sobre o circo, pedir para as crianças que já foram ao circo
contar: O que mais gostaram?
- Quais os animais que havia no circo?
- Quais os artistas que trabalham no circo?
- Como é o palhaço? Como se veste? O que ele faz no circo?
Depois de uma boa conversa faremos o registro das informações.
E ainda na rodinha, contar quantas crianças da sala foi ao circo e quantas que ainda não foram.
Uma outra atividade seria o professor mostrar imagens de profissionais
que trabalham no circo, para serem reconhecidas pelas crianças, depois
montar um mural colocando a imagem e o nome do personagem. Essa
atividade é legal porque oportuniza aos alunos que não foram ao circo
conhecer através de imagens alguns elementos que compõem um espetáculo.
2º momento: CONFECÇÃO DO PALHAÇO.
- Escolher uma criança e traçar o seu corpo no papel pardo;
- Iniciar a montagem do palhaço com materiais concretos (lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta …);
- Brincadeira de adivinha: O que é o que é?
*Depois, propor a releitura da obra de Romero Brito “PALHAÇO”.
Aproveitar esse momento para trabalhar com as cores e as formas
geométricas.
3º momento: TRABALHANDO A PALAVRA “PALHAÇO”:
- Letra inicial e final;
- Quantidade de letras;
- Associar a primeira letra da palavra com o nome dos colegas da sala;
- Procurar em revistas palavras que iniciam com a letra “P” e montar um painel;
- Caixa de letrinha (ALFABETO MÓVEL): Dividir as crianças em grupo para propor a tentativa da palavra PALHAÇO.
4º momento: OBA! HORA DA HISTÓRIA!
- Montar com as crianças uma história de circo onde os alunos farão os desenhos ilustrativos. E depois todos juntos irão fazer uma história coletiva.
5º momento: BRINCADEIRA DE PALHAÇO:
- Pintar as crianças e realizar mini apresentações utilizando música, colchões e bambolês. Na quadra brincar de espetáculo:
- Com o desenho de uma linha no chão brincar de equilibrar, fazendo de conta que estão lá no alto.
- Usando Bambolê, todos os amigos deverão passar por dentro dele.
- Usando bolas da piscina de bolinhas, imitar os malabaristas.
Recursos educacionais:
- Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.
Sugestão:
Assistir ao filme “Os Saltimbancos” Trapalhões. Funcionários humildes,
os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e
Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à
sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm
um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono
do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.
Recursos Complementares:
- Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.
Avaliação:
- As aulas serão avaliadas de forma contínua à partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas.
No dia 27 de março é comemorado o dia do circo, um espaço levantado por
armações desmontáveis, coberto por lona, sendo que na parte interna são
montados arquibancadas, camarotes e, ao centro, o picadeiro. No circo
são realizados shows e espetáculos, são apresentados vários números
divertidos e impressionantes, como palhaços, acrobatas, equilibristas,
contorcionistas, mágicos, etc.
A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou
conhecido como Piolim, essa é a data de seu nascimento. Piolim era filho
de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com
contorcionismos e acrobacias.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Permitir as crianças vivências individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobretudo mediante a atividades, jogos e técnicas reunidas em proposições didáticas.
- Desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade à partir do universo do palhaço, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e resgate de valores humanos tais como: alegria, cooperação, amizade e outros.
- Interagir as crianças através de brincadeiras.
- Desenvolver a coordenação motora e a movimentação rítmica.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Desenvolver a audição e a percepção através da música.
Conhecimentos prévios:
- Para iniciar essa temática, o professor deverá propor uma pesquisa sobre a “HISTÓRIA DO PALHAÇO”, instigando assim a curiosidade e despertando a imaginação sobre o assunto.
Desenvolvimento da aula:
1º momento: RODA DA CONVERSA.
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!
E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores,
ilusionistas, trapezistas, globistas . A partir deste ponto começar a
conversar sobre o circo, pedir para as crianças que já foram ao circo
contar: O que mais gostaram?
- Quais os animais que havia no circo?
- Quais os artistas que trabalham no circo?
- Como é o palhaço? Como se veste? O que ele faz no circo?
Depois de uma boa conversa faremos o registro das informações.
E ainda na rodinha, contar quantas crianças da sala foi ao circo e quantas que ainda não foram.
Uma outra atividade seria o professor mostrar imagens de profissionais
que trabalham no circo, para serem reconhecidas pelas crianças, depois
montar um mural colocando a imagem e o nome do personagem. Essa
atividade é legal porque oportuniza aos alunos que não foram ao circo
conhecer através de imagens alguns elementos que compõem um espetáculo.
2º momento: CONFECÇÃO DO PALHAÇO.
- Escolher uma criança e traçar o seu corpo no papel pardo;
- Iniciar a montagem do palhaço com materiais concretos (lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta …);
- Brincadeira de adivinha: O que é o que é?
*Depois, propor a releitura da obra de Romero Brito “PALHAÇO”.
Aproveitar esse momento para trabalhar com as cores e as formas
geométricas.
3º momento: TRABALHANDO A PALAVRA “PALHAÇO”:
- Letra inicial e final;
- Quantidade de letras;
- Associar a primeira letra da palavra com o nome dos colegas da sala;
- Procurar em revistas palavras que iniciam com a letra “P” e montar um painel;
- Caixa de letrinha (ALFABETO MÓVEL): Dividir as crianças em grupo para propor a tentativa da palavra PALHAÇO.
4º momento: OBA! HORA DA HISTÓRIA!
- Montar com as crianças uma história de circo onde os alunos farão os desenhos ilustrativos. E depois todos juntos irão fazer uma história coletiva.
5º momento: BRINCADEIRA DE PALHAÇO:
- Pintar as crianças e realizar mini apresentações utilizando música, colchões e bambolês. Na quadra brincar de espetáculo:
- Com o desenho de uma linha no chão brincar de equilibrar, fazendo de conta que estão lá no alto.
- Usando Bambolê, todos os amigos deverão passar por dentro dele.
- Usando bolas da piscina de bolinhas, imitar os malabaristas.
Recursos educacionais:
- Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.
Sugestão:
Assistir ao filme “Os Saltimbancos” Trapalhões. Funcionários humildes,
os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e
Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à
sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm
um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono
do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.
Recursos Complementares:
- Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.
Avaliação:
- As aulas serão avaliadas de forma contínua à partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário