Projeto Dia do Circo para Educação Infantil


Este Projeto Dia do Circo para Educação Infantil tem como objetivo aguçar o imaginário das crianças, focando sempre o respeito as diferenças de todas as pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral),levando a criança a se expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos com isso avançando o seu processo de aprendizagem.
Tendo como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral. Identificar os diferentes tipos de espetáculos e as mudanças causadas durantes sua criação ate os dias atuais.

OBJETIVO GERAL:

  • Incentivas nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer a história do circo, valorizando a arte circense.
  • Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
  • Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.
  • Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.
  • Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.
  • Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.
  • Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar, correr, pular.
  • Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.

Natureza e sociedade:

  • Trabalhar sentimentos
  • Jogos cooperativos
  • Registro das Regras
  • Respeito pelo próximo
  • Corpo humano
  • Mímica
Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.

Movimento:

  • Expressão corporal (dramatização, dança)
  • Coordenação motora ampla
  • Lateralidade
  • Equilíbrio

Linguagem Oral e Escrita:

  • Nomes (reforço na escrita do próprio nome);
  • Historias: sequências, personagens, enredo, memória.
  • Exploração das histórias através da linguagem oral;
  • Leitura

Matemática:

  • Números/quantificação
  • Formas Geométricas
  • Classificação, seriação.

Metodologia:

Iniciaremos o projeto dia do circo com um pouco da historia do circo. Será exibido para as crianças o filme Madagascar 4 onde elas poderão vivenciar os animais que viviam no circo em seguida os motivos pelos quais não podem fazer mais parte da arte  circense. Identificaremos alguns vídeos dos circos mais famosos.
O projeto devera ser aplicado três vezes por semana sedo uma para cada procedimento, a literatura devera ser um abito constante na vida da criança, sendo realizados todo o dia e alternados com leitura individual e coletiva.
  • Desenho
  • Construção com sucatas
  • Jogos
  • Sessão de filme
  • Construção de painéis
  • Dramatização
  • Brincadeira dirigida
  • Atividades de relaxamento
  • Produção de textos coletivos

Avaliação:

  • O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos.

Este Projeto Dia do Circo para Educação Infantil tem como objetivo aguçar o imaginário das crianças, focando sempre o respeito as diferenças de todas as pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral),levando a criança a se expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos com isso avançando o seu processo de aprendizagem.
Tendo como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral. Identificar os diferentes tipos de espetáculos e as mudanças causadas durantes sua criação ate os dias atuais.

OBJETIVO GERAL:

  • Incentivas nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer a história do circo, valorizando a arte circense.
  • Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
  • Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.
  • Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.
  • Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.
  • Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.
  • Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar, correr, pular.
  • Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.

Natureza e sociedade:

  • Trabalhar sentimentos
  • Jogos cooperativos
  • Registro das Regras
  • Respeito pelo próximo
  • Corpo humano
  • Mímica
Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.

Movimento:

  • Expressão corporal (dramatização, dança)
  • Coordenação motora ampla
  • Lateralidade
  • Equilíbrio

Linguagem Oral e Escrita:

  • Nomes (reforço na escrita do próprio nome);
  • Historias: sequências, personagens, enredo, memória.
  • Exploração das histórias através da linguagem oral;
  • Leitura

Matemática:

  • Números/quantificação
  • Formas Geométricas
  • Classificação, seriação.

Metodologia:

Iniciaremos o projeto dia do circo com um pouco da historia do circo. Será exibido para as crianças o filme Madagascar 4 onde elas poderão vivenciar os animais que viviam no circo em seguida os motivos pelos quais não podem fazer mais parte da arte  circense. Identificaremos alguns vídeos dos circos mais famosos.
O projeto devera ser aplicado três vezes por semana sedo uma para cada procedimento, a literatura devera ser um abito constante na vida da criança, sendo realizados todo o dia e alternados com leitura individual e coletiva.
  • Desenho
  • Construção com sucatas
  • Jogos
  • Sessão de filme
  • Construção de painéis
  • Dramatização
  • Brincadeira dirigida
  • Atividades de relaxamento
  • Produção de textos coletivos

Avaliação:

  • O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário