1º Simulado de Português para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental com as expectativas de aprendizagem da BNCC, e os descritores do SAEB, Em consonância com as competências necessárias em Português.
Alinhamento à BNCC:
Questão 1
✅Habilidade: (EF15LP03) — Identificar efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos expressivos gráficos e linguísticos (por exemplo: uso de onomatopeias, repetição de sinais de pontuação, fontes, tamanhos diferenciados) em textos multimodais.
✅Comentário: A questão explora a função expressiva do ponto de exclamação, relacionado ao desespero.
✅ Gabarito: b) desespero
Questão 2
✅Habilidade: (EF15LP02) — Identificar informações explícitas em textos de diferentes gêneros.
✅Comentário: A pergunta exige localizar a informação explícita sobre o local onde o autor estava no momento da escrita.
✅ Gabarito: a) No Amazonas
Questão 3
✅Habilidade: (EF15LP02) — Identificar informações explícitas em textos de diferentes gêneros. (EF15LP06) — Identificar a finalidade de textos informativos.
✅Comentário: O aluno precisa reconhecer o assunto central (casos da Gripe A na Bahia) a partir de uma notícia.
✅ Gabarito: a) casos da Gripe A na Bahia
Questão 4
✅Habilidade:
(EF15LP05) — Inferir o significado de palavras ou expressões a partir do contexto. (EF15LP14) — Estabelecer relações temporais, causais e de finalidade entre partes do texto.
✅Comentário: A interpretação da expressão “A partir do século XVII” requer a percepção da relação temporal.
✅ Gabarito: c) a época em que as facas tornaram-se riquezas
Questão 5
✅Habilidade: (EF15LP06) — Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
✅Comentário: Aqui se pede ao aluno que reconheça a finalidade informativa e de orientação do texto.
✅ Gabarito: a) dar uma informação
Questão 6
✅Habilidade: (EF15LP14) — Estabelecer relações temporais, causais e de finalidade entre partes do texto.
✅Comentário: O foco é identificar a função do advérbio “De repente” como indicativo de tempo.
✅ Gabarito: d) tempo
Questão 7
✅Habilidade: (EF15LP02) — Identificar informações explícitas em textos de diferentes gêneros.
✅Comentário: A questão requer perceber explicitamente a intenção da onça no conto lido.
✅ Gabarito: d) Se alimentar dos coelhos
Questão 8
✅Habilidade: (EF15LP06) — Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
✅Comentário: O texto é uma receita, cuja finalidade é ensinar um procedimento culinário.
✅ Gabarito: b) ensinar uma receita
Questão 9
✅Habilidade: (EF15LP10) — Identificar efeitos de humor em textos literários ou não literários.
✅Comentário: O aluno deve perceber o efeito humorístico decorrente da fala do menino.
✅ Gabarito: d) menino perguntar sobre a outra sandália
Questão 10
✅Habilidade: (EF15LP04) — Diferenciar fato de opinião em textos de diferentes gêneros.
✅Comentário: A questão exige que o aluno identifique a opinião expressa pelo autor no trecho: “Aposto que você também vai adorar!”.
✅ Gabarito: d) “Aposto que você também vai adorar!”
Importância de alinhar à BNCC:
Alinhar o simulado à BNCC garante que todos os alunos tenham acesso aos mesmos direitos de aprendizagem, promove a coerência pedagógica, facilita a avaliação diagnóstica e formativa, e prepara os estudantes para avaliações externas. Além disso, assegura o desenvolvimento integral dos alunos, formando cidadãos críticos e preparados para a vida em sociedade.
1º Simulado de Português para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental com as expectativas de aprendizagem da BNCC, e os descritores do SAEB, Em consonância com as competências necessárias em Português.
Alinhamento à BNCC:
Questão 1
✅Habilidade: (EF15LP03) — Identificar efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos expressivos gráficos e linguísticos (por exemplo: uso de onomatopeias, repetição de sinais de pontuação, fontes, tamanhos diferenciados) em textos multimodais.
✅Comentário: A questão explora a função expressiva do ponto de exclamação, relacionado ao desespero.
✅ Gabarito: b) desespero
Questão 2
✅Habilidade: (EF15LP02) — Identificar informações explícitas em textos de diferentes gêneros.
✅Comentário: A pergunta exige localizar a informação explícita sobre o local onde o autor estava no momento da escrita.
✅ Gabarito: a) No Amazonas
Questão 3
✅Habilidade: (EF15LP02) — Identificar informações explícitas em textos de diferentes gêneros. (EF15LP06) — Identificar a finalidade de textos informativos.
✅Comentário: O aluno precisa reconhecer o assunto central (casos da Gripe A na Bahia) a partir de uma notícia.
✅ Gabarito: a) casos da Gripe A na Bahia
Questão 4
✅Habilidade:
(EF15LP05) — Inferir o significado de palavras ou expressões a partir do contexto. (EF15LP14) — Estabelecer relações temporais, causais e de finalidade entre partes do texto.
✅Comentário: A interpretação da expressão “A partir do século XVII” requer a percepção da relação temporal.
✅ Gabarito: c) a época em que as facas tornaram-se riquezas
Questão 5
✅Habilidade: (EF15LP06) — Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
✅Comentário: Aqui se pede ao aluno que reconheça a finalidade informativa e de orientação do texto.
✅ Gabarito: a) dar uma informação
Questão 6
✅Habilidade: (EF15LP14) — Estabelecer relações temporais, causais e de finalidade entre partes do texto.
✅Comentário: O foco é identificar a função do advérbio “De repente” como indicativo de tempo.
✅ Gabarito: d) tempo
Questão 7
✅Habilidade: (EF15LP02) — Identificar informações explícitas em textos de diferentes gêneros.
✅Comentário: A questão requer perceber explicitamente a intenção da onça no conto lido.
✅ Gabarito: d) Se alimentar dos coelhos
Questão 8
✅Habilidade: (EF15LP06) — Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
✅Comentário: O texto é uma receita, cuja finalidade é ensinar um procedimento culinário.
✅ Gabarito: b) ensinar uma receita
Questão 9
✅Habilidade: (EF15LP10) — Identificar efeitos de humor em textos literários ou não literários.
✅Comentário: O aluno deve perceber o efeito humorístico decorrente da fala do menino.
✅ Gabarito: d) menino perguntar sobre a outra sandália
Questão 10
✅Habilidade: (EF15LP04) — Diferenciar fato de opinião em textos de diferentes gêneros.
✅Comentário: A questão exige que o aluno identifique a opinião expressa pelo autor no trecho: “Aposto que você também vai adorar!”.
✅ Gabarito: d) “Aposto que você também vai adorar!”
Importância de alinhar à BNCC:
Alinhar o simulado à BNCC garante que todos os alunos tenham acesso aos mesmos direitos de aprendizagem, promove a coerência pedagógica, facilita a avaliação diagnóstica e formativa, e prepara os estudantes para avaliações externas. Além disso, assegura o desenvolvimento integral dos alunos, formando cidadãos críticos e preparados para a vida em sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário