Atividades de Compreensão de texto em Homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
Alinhamento à BNCC:
1. O que as flores fazem no poema?
✅ Gabarito: B
Comentário: A questão avalia a capacidade de compreensão literal do texto poético. A criança identifica uma informação direta, desenvolvendo a habilidade de localizar informações explícitas.
BNCC: EF15LP02: Localizar informações explícitas em textos. EF12CI01: Observar e descrever elementos da natureza.
2. Por que devemos guardar a água limpinha?
✅ Gabarito: C
Comentário: A criança associa a preservação da água ao cuidado com a natureza, incentivando o desenvolvimento da consciência socioambiental.
BNCC: EF02CI06: Reconhecer a importância da água para a vida. EF02GE03: Identificar atitudes de cuidado com o meio ambiente.
3. O que acontece com os peixes se cuidarmos bem da água?
✅ Gabarito: C
Comentário: A resposta reforça a ideia de que a preservação dos recursos naturais beneficia todos os seres vivos, favorecendo o pensamento ecológico.
BNCC: EF02CI06: Relacionar o cuidado com os recursos naturais com o bem-estar dos seres vivos.
4. As árvores são importantes porque:
✅ Gabarito: A
Comentário: A questão estimula o reconhecimento da função vital das árvores na produção de oxigênio e no equilíbrio ambiental.
BNCC: EF02CI06: Identificar a importância das plantas para o ambiente e os seres vivos.
5. Qual é o dia comemorado no poema?
✅ Gabarito: B
Comentário: A criança reconhece a data comemorativa destacada no poema, ampliando seu repertório cultural e ambiental.
BNCC: EF15LP15: Identificar datas comemorativas e seu significado.
6. O que devemos fazer para cuidar do planeta?
✅ Gabarito: C
Comentário: A questão promove a reflexão sobre atitudes sustentáveis, estimulando o protagonismo social desde a infância.
BNCC: EF02GE03: Identificar práticas de preservação ambiental. EF02CI06: Reconhecer o impacto das ações humanas no ambiente.
7. Qual é o título do poema?
✅ Gabarito: D
Comentário: A criança é estimulada a identificar o título do texto lido, habilidade essencial para o desenvolvimento da leitura e compreensão textual.
BNCC: EF15LP02: Identificar elementos para textuais (título).
8. O texto que você leu é:
✅ Gabarito: C
Comentário: A criança reconhece o gênero textual poema, diferenciando-o de outros textos, conforme características específicas.
BNCC: EF15LP09: Reconhecer e reproduzir diferentes gêneros textuais.
9. Por que é importante cuidar da natureza?
✅ Resposta esperada: Para proteger os animais, manter o ar limpo, garantir água limpa e conservar os recursos naturais para as próximas gerações.
Comentário: Questão aberta que estimula a expressão pessoal, o raciocínio e a articulação de ideias relacionadas à preservação ambiental.
BNCC: EF15LP24: Expressar, por escrito, opiniões e informações com clareza. EF02CI06: Identificar e valorizar ações de preservação ambiental.
10. O que você pode fazer no seu dia a dia para ajudar o meio ambiente?
✅ Resposta esperada: Economizar água, jogar lixo no lixo, reciclar, plantar árvores, cuidar dos animais, entre outras ações positivas.
Comentário: Estimula a reflexão sobre práticas sustentáveis no cotidiano, reforçando a cidadania e a responsabilidade social.
BNCC: EF02GE03: Propor ações de cuidado com o meio ambiente. EF15LP24: Elaborar respostas com base em vivências e conhecimentos prévios.
Importância de alinhar à BNCC:
Alinhar as questões do 1º e 2º ano à BNCC é fundamental para garantir que os alunos desenvolvam as habilidades e competências previstas para sua etapa de ensino, assegurando uma educação de qualidade, coerente, inclusiva e que respeita seu desenvolvimento. Esse alinhamento orienta o planejamento pedagógico, favorece a avaliação formativa e promove a formação integral dos estudantes.
Atividades de Compreensão de texto em Homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
Alinhamento à BNCC:
1. O que as flores fazem no poema?
✅ Gabarito: B
Comentário: A questão avalia a capacidade de compreensão literal do texto poético. A criança identifica uma informação direta, desenvolvendo a habilidade de localizar informações explícitas.
BNCC: EF15LP02: Localizar informações explícitas em textos. EF12CI01: Observar e descrever elementos da natureza.
2. Por que devemos guardar a água limpinha?
✅ Gabarito: C
Comentário: A criança associa a preservação da água ao cuidado com a natureza, incentivando o desenvolvimento da consciência socioambiental.
BNCC: EF02CI06: Reconhecer a importância da água para a vida. EF02GE03: Identificar atitudes de cuidado com o meio ambiente.
3. O que acontece com os peixes se cuidarmos bem da água?
✅ Gabarito: C
Comentário: A resposta reforça a ideia de que a preservação dos recursos naturais beneficia todos os seres vivos, favorecendo o pensamento ecológico.
BNCC: EF02CI06: Relacionar o cuidado com os recursos naturais com o bem-estar dos seres vivos.
4. As árvores são importantes porque:
✅ Gabarito: A
Comentário: A questão estimula o reconhecimento da função vital das árvores na produção de oxigênio e no equilíbrio ambiental.
BNCC: EF02CI06: Identificar a importância das plantas para o ambiente e os seres vivos.
5. Qual é o dia comemorado no poema?
✅ Gabarito: B
Comentário: A criança reconhece a data comemorativa destacada no poema, ampliando seu repertório cultural e ambiental.
BNCC: EF15LP15: Identificar datas comemorativas e seu significado.
6. O que devemos fazer para cuidar do planeta?
✅ Gabarito: C
Comentário: A questão promove a reflexão sobre atitudes sustentáveis, estimulando o protagonismo social desde a infância.
BNCC: EF02GE03: Identificar práticas de preservação ambiental. EF02CI06: Reconhecer o impacto das ações humanas no ambiente.
7. Qual é o título do poema?
✅ Gabarito: D
Comentário: A criança é estimulada a identificar o título do texto lido, habilidade essencial para o desenvolvimento da leitura e compreensão textual.
BNCC: EF15LP02: Identificar elementos para textuais (título).
8. O texto que você leu é:
✅ Gabarito: C
Comentário: A criança reconhece o gênero textual poema, diferenciando-o de outros textos, conforme características específicas.
BNCC: EF15LP09: Reconhecer e reproduzir diferentes gêneros textuais.
9. Por que é importante cuidar da natureza?
✅ Resposta esperada: Para proteger os animais, manter o ar limpo, garantir água limpa e conservar os recursos naturais para as próximas gerações.
Comentário: Questão aberta que estimula a expressão pessoal, o raciocínio e a articulação de ideias relacionadas à preservação ambiental.
BNCC: EF15LP24: Expressar, por escrito, opiniões e informações com clareza. EF02CI06: Identificar e valorizar ações de preservação ambiental.
10. O que você pode fazer no seu dia a dia para ajudar o meio ambiente?
✅ Resposta esperada: Economizar água, jogar lixo no lixo, reciclar, plantar árvores, cuidar dos animais, entre outras ações positivas.
Comentário: Estimula a reflexão sobre práticas sustentáveis no cotidiano, reforçando a cidadania e a responsabilidade social.
BNCC: EF02GE03: Propor ações de cuidado com o meio ambiente. EF15LP24: Elaborar respostas com base em vivências e conhecimentos prévios.
Importância de alinhar à BNCC:
Alinhar as questões do 1º e 2º ano à BNCC é fundamental para garantir que os alunos desenvolvam as habilidades e competências previstas para sua etapa de ensino, assegurando uma educação de qualidade, coerente, inclusiva e que respeita seu desenvolvimento. Esse alinhamento orienta o planejamento pedagógico, favorece a avaliação formativa e promove a formação integral dos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário